quarta-feira, 22 de novembro de 2017

“Pedro Alecrim”, de António Mota


Pedro Alecrim, de António Mota, Asa
 (Livro que integra a “Lista de Obras e Textos para Educação Literária” – 6º Ano – leitura orientada em sala de aula).
Em 1990, o livro Pedro Alecrim foi distinguido com o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil.

Sinopse:
Numa aldeia rural portuguesa, chamada Pragal, vive Pedro, o protagonista desta história. Gosta de brincar e de ir à escola, apesar de nem sempre ser bom aluno e de não encontrar utilidade nas matérias que os professores lhe ensinam, para realizar as suas tarefas diárias, que consistem em tratar, alimentar e ir buscar os animais ao campo.
Certo dia, o seu pai adoce e acaba por falecer. Este infeliz acontecimento vai alterar, por completo, a vida de Pedro, obrigando-o a realizar tarefas mais difíceis, a ajudar no sustento da casa, tendo que deixar de frequentar a escola para assumir responsabilidades de adulto. Essas responsabilidades aumentam quando o tio de Pedro, que é ferreiro, o convida a trabalhar consigo e a aprender a profissão.


Através de uma escrita simples e emotiva, António Mota demonstra a capacidade de resistência que existe em cada um de nós para superarmos os problemas/tragédias que acontecem na vida e aconselha-nos a dar valor às coisas que tomamos como garantidas, como o facto de podermos estudar e crescer sem complicações.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

“O Rapaz do Pijama às Riscas,” de John Boyne



O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne, Leya
(Livro recomendado pelo PNL – 3º ciclo – leitura autónoma)


Sinopse
Esta história passa-se durante o Holocausto que ocorreu na 2ª Guerra Mundial.
Bruno, um menino alemão de nove anos que vive na Alemanha Nazi, não tem consciência dos atrozes crimes que o seu país aplica contra a Humanidade, particularmente contra os judeus.
Tudo o que ele sabe é que teve de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde não tem ninguém com quem brincar, nem nada para fazer. A sua nova casa é delimitada por uma vedação de arame que o isola das pessoas, mas que ele consegue ver, através da janela. Bruno apercebe-se que, estranhamente, do outro lado da vedação as pessoas usam o que parece ser um pijama às riscas. Mal ele sabia que se tratavam de prisioneiros num campo de concentração.

Certo dia, e desrespeitando as ordens do pai, resolve sair de casa e explorar até onde vai a vedação. É nesse dia que encontra um rapazinho, Shumel, vestido com o pijama às riscas, que ele já tinha observado, e que acaba por se tornar o seu melhor amigo. Bruno, inevitavelmente, vai enredar-se nesse monstruoso processo de destruição de prisioneiros…

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

“Hocus Pocus,” de Paul Kieve



Hocus Pocus, de Paul Kieve, Dom Quixote
(Livro recomendado pelo PNL – 6ºano – leitura autónoma)

Sinopse
Este livro conta a história e as façanhas dos grandes mágicos da história do ilusionismo, como foram Houdini, o Grande Lafayette e Chung Ling Soo.
A ação começa quando Paul está no seu quarto a olhar para o cartaz do grande mágico Alexandre e, de repente, este materializa-se e percorre com o autor a história dos grandes mágicos.
O leitor de “Hocus Pocus”, para além de ficar a conhecer a vida dos maiores mágicos, terá a oportunidade de conhecer “passo a passo” a explicação dos seus truques.

Requisita na BE este livro e ficarás “enfeitiçado” com os magníficos truques de magia!

terça-feira, 7 de novembro de 2017

“A Culpa É das Estrelas,” de John Green


Sinopse:

Este livro é uma obra comovente do premiado autor John Green. Relata a vida de uma jovem de dezasseis anos, Hazel Grace Lancaster, paciente terminal de cancro. Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal.  Forçada pelos pais a frequentar o “Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro”, conhece Augustus Waters, um jovem atraente por quem se apaixona. Ajudando-se mutuamente, os jovens decidem não se deixar abater pelo peso da doença e determinados, vivem um dia de cada vez, tentando realizar todos os seus desejos, sem nunca perder a esperança.
Os dois tornam-se inseparáveis e a sua jornada conjunta leva-os até Amesterdão, Holanda, para conhecerem o escritor favorito de Hazel, Van Houten. Este encontro traz-lhes desilusão devido à postura desanimada e amargurada do escritor, mas, ao mesmo tempo, os dois adolescentes encontram respostas que dão sentido para o que ainda lhes resta viver…

Obra impressionante, explora de forma irreverente a aventura empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado.

No ano passado, na iniciativa “Miúdos a Votos, foi o livro mais votado, a nível nacional, para o 3º ciclo de escolaridade.

“Avozinha Gângster,” de David Walliams


Avozinha Gângster, de David Walliams, Porto Editora
(Livro recomendado pelo PNL – 5º ano – leitura autónoma)


Sinopse:

O livro do comediante David Walliams apresenta uma história cheia de humor, que ensina o valor da aceitação e o valor incalculável do amor.
Ben, uma criança de 11 anos, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó, onde é literalmente despejado todas as sextas-feiras pelos pais. O pai sonha que Ben venha a ser um campeão de danças de salão, mas este é louco por torneiras e tubos. A sua leitura preferida é a revista "Semanário de Canalização" e ele só sonha em vir a ser canalizador.
Para Ben, a sua avó é a avozinha mais aborrecida de mundo: só pensa em jogar jogos de tabuleiro, comer sopa de couve, usa vestidos antiquados, tem dentadura postiça, cheira mal e esquece-se frequentemente das coisas.
Mas, o que ele desconhece é que a avozinha guarda dois segredos: é uma famosa ladra de joias e sonha roubar as Joias da Coroa Inglesa! A sua descoberta leva-o a arquitetar um plano para ajudar a avó a roubar as Joias da Coroa. Esta ideia vai mudar completamente a vida desta família e o relacionamento de Ben com a avó …

Trata-se de um livro muito divertido, que narra uma história cómica e comovente, com um final inesperado.


No ano passado, na iniciativa “Miúdos a Votos, foi o livro mais votado, a nível nacional, para o 2º ciclo de escolaridade.