quinta-feira, 8 de abril de 2021

 “Mulheres da Minha Alma”de Isabel Allendre 


"Mulheres da Minha Alma”, de Isabel AllendrePorto Editora, 2021 (3ªedição/reimpressão)

     Sinopse:

“Cada ano vivido e cada ruga contam a minha história” 

Isabel Allendre percorre os labirintos da memória e oferece-nos um emocionante testemunho sobre a sua relação com o feminismo e a sua condição de mulher. 

Em “Mulheres da Minha Alma,” a autora chilena convida-nos a acompanhá-la nesta emocionante viagem desde a sua infância até aos dias de hoje. Recorda algumas mulheres incontornáveis na sua vida: Panchita, Paula e a agente Carmen Balcells, cuja ausência chora ainda hoje; escritoras como Margaret Atwood; jovens artistas que trazem na pele a rebeldia das novas gerações; mulheres anónimas que sofreram na pele a violência de género e, com dignidade e coragem, se levantam e avançam. Todas elas a inspiram e a acompanham ao longo da vida: as mulheres da sua alma.

Reflete, ainda, sobre as mais recentes lutas sociais, nomeadamente as revoltas no seu país de origem e, claro, sobre este novo contexto que o mundo atravessa com a pandemia. Tudo isto sem, em momento algum, deixar de manifestar a sua inconfundível paixão pela vida e de insistir que, independentemente da idade, há sempre tempo para o amor.

Uma obra obrigatória para todos aqueles que sonham com um mundo melhor.

“Malala, a menina que queria ir à escola”,
de Adriana Carrranca

                “Malala, a menina que queria ir à escola”, de Adriana                    Carranca, Nuvem de Letras, 2016

     Sinopse:

A história emocionante de uma criança na sua luta pelo direito à educação.

Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Ela nasceu no vale do Swat, no Paquistão, uma região de extraordinária beleza, cobiçada no passado por conquistadores como Gengis Khan e Alexandre, o Grande, e protegida pelos bravos guerreiros pashtuns – os povos das montanhas. Foi habitada por reis e rainhas, príncipes e princesas, como nos contos de fadas.

Malala cresceu entre os corredores da escola de seu pai, Ziauddin Yousafzai, e era uma das primeiras alunas da classe. Quando tinha dez anos viu a sua cidade ser controlada por um grupo extremista, os Talibãs. Armados, eles vigiavam o vale noite e dia, e impuseram muitas regras. Proibiram a música e a dança, baniram as mulheres das ruas e determinaram que somente os rapazes poderiam estudar. Mas Malala fora ensinada desde pequena a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar os seus estudos. Em outubro de 2012, quando regressava da escola, sofreu um atentado a tiro. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.

Este livro apresenta às crianças a história real de Malala que, além de ser a mais jovem vencedora do prémio Nobel da Paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.

Esta é a história da vida inspiradora de Malala, na sua luta pela educação.

Leitura, a não perder!

 

 “Receitas de Amor”de Anthony Capella

“Receitas de Amor”, de Anthony Capella, BIS - Editora Leya

    
     Sinopse:

Inspirado em Cyrano de Bergerac, "Receitas de Amor" é uma comédia de equívocos, plena de romance, magia culinária e da sensual atmosfera de Itália. 

Laura é o estereótipo da mulher com que sonha qualquer homem italiano: é jovem, bonita e está apenas de passagem por Itália. Beneficiando de um programa de intercâmbio, saiu dos Estados Unidos e vai passar um ano em Roma a estudar História da Arte. Cansada dos homens que lhe têm cabido em sorte, decide que abrirá o seu coração apenas a um tipo de homem muito particular: um chefe de cozinha.

Tommaso é atraente e um sedutor nato. Tem um fraquinho por mulheres estrangeiras e, com o objetivo de conquistar Laura, diz-lhe que é chef num dos melhores restaurantes de Itália. Na realidade, é apenas um humilde empregado de mesa. O melhor amigo de Tommaso, Bruno, que é realmente chef, concorda em ajudá-lo nesta missão de sedução culinária. Por ironia do destino apaixona-se perdidamente por Laura, mas a timidez e a lealdade para com o amigo levam-no a cozinhar em segredo…

Tendo Roma como pano de fundo, estas três personagens envolvem-se em aventuras e desventuras apenas possíveis na exuberante Cidade Eterna.

Um livro delicioso que deve ser saboreado por todos os fãs de comédias românticas, pelos apreciadores da boa mesa e pelos viajantes de sofá.

sábado, 3 de abril de 2021

“Os Três Casamentos de Camila S.”, de Rosa Lobato Faria 

 
“Os Três Casamentos de Camila S.”, de Rosa Lobato Faria, BIS - Editora Leya

Sinopse:

“Mantive um diário até tarde, era moda no meu tempo, escrevi ali muitos factos, muitos pensamentos secretos, alguns sonhos proibidos, mas nem só de realidade se faz uma vida, acho que disto tudo, bem concertado, pode nascer um livro.” 

Aos noventa anos de vida, Camilla decide percorrer os seus diários e contar as suas memórias. A sua história é a de uma mulher que, ainda que às vezes de longe, viu o tempo e os atos mudarem o mundo. É também a história dos seus três casamentos e do seu único amor. A vida de Camilla é feita de iguais medidas de alegria e desespero. A sua memória é a de uma jornada de crescimento, desde a inocente casada demasiado cedo à mulher que amou e sofreu e viveu uma vida completa. E a voz de Camilla é fascinante, tal como o é o percurso da sua vida.

É a autobiografia de uma velha senhora que aos noventa anos decide contar a sua vida, incluindo o que ela possa ter de inconfessável. Desde os ambientes à narrativa (que atravessa quase um século de história) estamos perante um livro adequadamente romântico.

“Não é a azálea de hoje que me enfeitiça as lembranças, mas a de há oito décadas, e não encontro, dentro de mim, diferença entre essa louca de quinze anos e o meu moribundo coração.” 

Histórias de Adormecer Para Raparigas Rebeldes”, de Francesca Cavallo e Elena Favilini 


“Histórias de Adormecer Para Raparigas Rebeldes”, de Francesca Cavallo e Elena Favilini, Nuvem de Tinta 

Sinopse:

Com estas “Histórias de Adormecer Para Raparigas Rebeldes”, as raparigas mais apaixonadas, independente e decididas poderão adormecer pelas histórias de vida inspiradoras de mulheres que mudaram o mundo.

Depois do êxito do primeiro volume, as autoras dão-nos a conhecer cem novas histórias de mulheres extraordinárias cujas vidas imprimiram no mundo uma marca de coragem, iniciativa e irreverência. Cada biografia é um pequeno conto inspirador que nos faz sonhar com um infinito universo de possibilidades. Com a sua inteligência e determinação, estas mulheres extraordinárias ficaram na história da Humanidade por terem tido a audácia de sonharem com um mundo onde o género não define fronteiras e onde ser mulher é ter uma voz e a força necessária para a erguer.

Do talento de Frida Kahlo à liderança de Cleópatra, passando pelo ativismo de Malala e pelo génio visionário de Ada Lovelace, estas são as vidas que entusiasmam raparigas no mundo inteiro e nos reforçam a esperança num mundo mais justo, igualitário e belo

Escritoras, astronautas, fotógrafas, atrizes, políticas, cantoras, professoras, ativistas, revolucionárias, rainhas, enfermeiras, acrobatas … mulheres tão diferentes como Agatha Christie, Yeonmi Park, Nefertiti, J. K. Rowling, Beatrix Potter ou Simone Veil.

Histórias de feminismo inspiradoras acompanhadas de ilustrações artísticas que prometem revolucionar mentalidades e contribuir muito ativamente para a luta da igualdade entre géneros – mas também para a luta conta as desigualdades sociais e o racismo. Histórias que inspiram a sonhar mais longe!