segunda-feira, 2 de junho de 2025

 Molly & Su, de Klara Persson

Molly & Su, de Klara Persson
Editor: Orfeu Negro, março de 2025

Sinopse:

É um livro infantil que conta a história de duas irmãs gémeas, Molly e Su, que são inseparáveis. Esta história explora a relação entre as duas irmãs e destaca a cumplicidade, liberdade individual e a necessidade de reencontro.

As irmãs aprenderam a falar e a escrever juntas. Tocavam piano a quatro mãos e comiam tabletes duplas de chocolate. Tinham uma particularidade única: duas longas tranças uniam a cabeça da Molly à cabeça da Su. E assim não era nada fácil fazer as tarefas quotidianas, como vestir a roupa, lavar os dentes, andar de bicicleta ...

sexta-feira, 30 de maio de 2025

 Eu Quero Andar Sem Rodinhas!, de Tobias Giacomazzi

 Eu Quero Andar Sem Rodinhas!, de Tobias Giacomazzi

Editor: Kalandraka, março de 2025

Sinopse:

Heitor até sabe andar de bicicleta, mas só com rodinhas. Porém, não se sente satisfeito consigo próprio pois o que realmente ele queria, era pedalar sem elas, tal como o senhor Renato, que leva o jornal debaixo do braço e mantém o equilíbrio, ou como a Dona Adelaide, que vai carregada com as compras e não cai ...

Mas, Heitor para pedalar sem rodinhas, precisa de grande força de vontade, mas também de alguma ajuda por parte dos vizinhos e amigos!

Um livro que aborda a determinação, a resiliência, interajuda e camaradagem!

segunda-feira, 26 de maio de 2025

 Esperança e Jacinto, de Rita Ferreira

 

Esperança e Jacinto, de Rita Ferreira

Editor: Porto Editora, março de 2025


Sinopse:

O Jacinto foi crescendo nas nossas casas, silencioso e preguiçoso. Muitas vezes, vive na nossa cama, senta-se na nossa mesa e não damos por ele.

Felizmente, a Esperança descobriu-o a tempo de gastar toda a sua energia a ensiná-lo a ser melhor e a fazer com que ele ocupe cada vez menos espaço. Ela contribui para a transformação da sua família, ela é a esperança de que coisas boas se podem realizar no futuro, nem que para isso seja necessário mudar e despedirmo-nos de muitas coisas de que gostávamos.

segunda-feira, 19 de maio de 2025

 A Magia dos Oceanos, de Gabby Dawnay


 A Magia dos Oceanos, de Gabby Dawnay
Editor: Nuvem de Letras, março de 2025

Sinopse:

Este livro apresenta nove histórias sobre a vida nos oceanos, que pode ser lido em voz alta, em apenas cinco minutos!

A poetisa Gabby Dawnay conta curiosidades fantásticas sobre o canto das baleias-de-bossa, a migração das enguias mágicas ou sobre os misteriosos polvos que mudam de forma.

Um livro maravilhoso sobre a vida marinha!

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Borboleta, de Madeleine Pereira 


Borboleta, de Madeleine Pereira
Editor: Edições Asa, março de 2025

Sinopse:

Livro em banda desenhada que aborda a temática da emigração, origens.
Madeleine sente uma necessidade profunda de se reconectar com as suas raízes, mas o pai que chegou a França aos doze anos recusou-se toda a vida a falar do seu país natal, da sua infância sob a ditadura ...

Como não obtém as respostas do pai, Madeleine vê-se obrigada a procurar as respostas noutro lugar. Começa por procurá-las junto aos amigos imigrantes, também portugueses. Assim, da região de Paris a Lisboa, Madeleine vai recolhendo as sus histórias de vida. Aos poucos, consegue traçar a história de Portugal e, através dela, fica a conhecer mais sobre si mesma.

segunda-feira, 5 de maio de 2025

 Gaspar, com os Pés Bem Assentes na Lua, de Rita Taborda Duarte


 Gaspar, com os Pés Bem Assentes na Lua, de Rita Taborda Duarte 

Editor: Editorial Caminho, outubro de 2024 


Sinopse:


Da janela do seu quarto, o Gaspar tinha vista direta para a Lua, mas o rapaz bem sabia os logros que ela escondia sob a luz traiçoeira. A Lua é uma feiticeira perigosa, muito antiga, muito sábia. "Por manhas que só ela conhece, sabe bem como aprisionar a cabeça das crianças deixando-as, aluadas e lunáticas." 

Gaspar não se deixava enganar, pois era um rapaz com os pés bem assentes na Lua! 

Este livro apresenta algumas palavras e expressões e maneiras de falar esquisitas, mas que fazem parte da nossa língua e estão à espera de ser descobertas.

quarta-feira, 30 de abril de 2025

 Já não quero ser esquilo, de Olivier Tallec


Já não quero ser esquilo, de Olivier Tallec

Editor: Nuvem de Letras, março de 2025
Sinopse:

Um livro que aborda a singularidade que existe em cada um de nós.
Por vezes, é preciso conhecer a realidade dos outros para darmos valor ao que temos.

"Já não quero ser esquilo. Nunca mais! Acho que ninguém sonhou ser esquilo. Se me tivessem perguntado, de certeza que teria escolhido ser outra coisa."

Livro premiado com o "Prix Libr´à Nous 2022".

terça-feira, 15 de abril de 2025

 O Meu Primeiro Livro de Aves - Histórias e rimas para aprender a contemplar,
 de Ana Dias Amaral e Gonçalo Elias

O Meu Primeiro Livro de Aves - Histórias e rimas para aprender a contemplar,

 de Ana Dias Amaral e Gonçalo Elias

Editor: Booksmile, março de 2025

Sinopse:

Um livro que é sem dúvida um guia de aves comuns, em Portugal Continental. Apresenta 40 aves diferentes para descobrir, através de bonitas histórias em rima.

 Inclui factos e informações científicas sobre cada espécie que enriquecem ainda mais o conhecimento sobre as aves em Portugal Continental.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Sem desvios, Stéphanie Demasse-Pottier


Sem desvios, de Stéphanie Demasse-Pottier
Editor: Orfeu Negro, fevereiro de 2025

Sinopse:

Todos os dias, o mesmo caminho para a escola, a mesma tristeza e o mesmo desconforto. Quem dera ir por outro caminho ...

Um livro terno e comovente que aborda a pobreza, a injustiça, e os pequenos gestos que podem fazer a diferença. 
"Para que sejamos capazes de encarar a realidade de frente, sem desvios".

segunda-feira, 31 de março de 2025

 Cão Pulgão, de Colas Gutman

Cão Pulgão, de Colas Gutman

Editor: Nuvem de Letras, março de 2025

Sinopse:

O Cão Pulgão é um cão vadio, ingénuo, mas tem um coração de ouro. Sonha com o dia em que vai encontrar um dono. É esse sonho que o move a abandonar o seu caixote do lixo e a aventurar-se pelo mundo fora. Mas não tarda a cair numa armadilha ...

A inocência, doçura e solidariedade do Cão Pulgão e do seu fiel amigo Gato Chato vão conquistar-nos a todos.

Um livro que fala da exclusão e da necessidade de aceitação.

segunda-feira, 17 de março de 2025

 Sim, senhor Presidente!, de Paula Fernandes

Sim, senhor Presidente!, de Paula Fernandes
Editor: Booksmile, março de 2025
Sinopse:

Livro que dá a conhecer as histórias de vida dos Presidentes da República de Portugal - de Manuel de Arriaga a Marcelo Rebelo de Sousa, assim como os acontecimentos que marcaram a República Portuguesa desde a sua instauração a 5 de outubro de 1910.
O texto claro e rigoroso é de fácil leitura e facilita a compreensão. 
Um livro a não perder que desperta a curiosidade dos mais novos e facilita pais, educadores e professores a tarefa de ensinar a História da República em Portugal.

terça-feira, 4 de março de 2025

Bem-vindos ao Sul, de Marianne Kaurin

Bem-vindos ao Sul, de Marianne Kaurin

Editor: Fábula, setembro de 2023

Sinopse:

É um livro juvenil, que nos fala da construção de uma amizade, da exclusão social e da utilização das redes sociais.

Ina é uma menina de 11 anos que descobre que não tem planos para o verão. Ao contrário dos seus colegas da escola que vão para locais de sonho, a situação financeira da família, a depressão da mãe, o seu desemprego, a ausência de comunicação entre ambas, não permitem que passe férias fora de casa.

Com o grande objetivo de ser aceite pelo grupo mais famoso da turma, esforça-se por alcançar uma posição social que, considera, lhe permitirá não ser discriminada e ficar bem aos olhos do rapaz de quem gosta. Assim, ela não resiste a inventar uma história: diz que vai passar três semanas numa praia do Sul da Europa. A partir daí, a mentira vai crescendo através de partilhas fictícias nas redes sociais. O problema vai ser quando o novo aluno da turma se muda para o bairro dela, tornando-se seu vizinho e partilhando o mesmo contexto desfavorável, descobre que ela está lá e não numa praia no Sul… 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

 O Rapaz do Rio, de Tim Bowler

                                             O Rapaz do Riode Tim Bowler

Editor: Editorial Presença, abril de 2022

Sinopse:

Este livro apresenta uma história tocante, inspiradora e inesquecível. Jess é uma nadadora excelente, que procura um estímulo único para testar a sua resistência. Mas quando o seu querido avô, um artista obstinado, sofre um ataque cardíaco, muda o foco da sua vivência e centraliza toda a sua energia em cuidar dele.
Embora bastante enfraquecido, o avô quer que toda a família vá de férias para a sua terra natal. Lá, Jess encontra um rio que é ideal para nadar, o mesmo que serve de inspiração à pintura mais recente do seu avô, intitulada o Rapaz do Rio. 

À medida que a imagem sombria de um rapaz toma forma na tela, Jess conhece um jovem enigmático que parece ser capaz de nadar tão bem quanto ela.

Será que Jess vai descobrir quem é o rapaz do rio? 
E como vai ultrapassar a perda daquele avô tão querido? 
Como irá descobrir-se a si própria, ela, a nadadora que o rio provoca?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

 Um Menino Chamado Zeca, de José Jorge Letria

Um Menino Chamado Zeca, de José Jorge Letria

Editor: Oficina do Livro, setembro de 2013 

Sinopse:

Nesta obra, o autor, um dos amigos de José Afonso antes do 25 de Abril, conta como foi a vida do homem que escreveu e cantou «Grândola, Vila Morena». Juntamente com outros, José Jorge Letria cantou esta canção com Zeca, pela primeira vez, em Santiago de Compostela. Esta canção, que viria a ser uma das senhas musicais da Revolução, foi também cantada pelo autor e por Zeca Afonso em 29 de Março de 1974, no coliseu dos Recreios.

Um Menino Chamado Zeca é uma história poética sobre um grande músico-poeta, que pode ser lida por todas as pessoas e, se possível, com as suas canções em fundo. 

A importância da obra de Zeca Afonso vai muito além da intervenção política. As canções que escreveu são uma parcela importante da cultura portuguesa do século XX. Tudo isso é dito neste livro, com as palavras do afeto e da poesia partilhada. Porque Zeca continua a cantar para todos nós, como só ele sabe e ouvi-lo, é a melhor homenagem que lhe podemos prestar, hoje e sempre.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

 O Meu Primeiro 25 de Abril, de José Jorge Letria

O Meu Primeiro 25 de Abril, de José Jorge Letria
Editor: Dom Quixote, março de 2024
Sinopse:

Este livro, conta a história de um Abril muito especial que mudou a nossa História. O Abril, do dia 25 e dos muitos que se lhe seguiram, pôs fim à guerra Colonial, à censura e aos muitos medos de todos os dias e todas as horas. Este foi um Abril para nunca mais ser esquecido.
José Jorge Letria, que foi de tudo um pouco nesses dias, desde jornalista a cantor-político, ao lado de Zeca Afonso e de outros, conta, aos leitores mais novos, como viveu essas horas e esses dias com grande
intensidade, emoção e alegria.
É uma história vivida, emocionante e única que deu a Portugal um prestígio mundial invejável. O livro conta a história e ela ganha um H maiúsculo porque se tornou mesmo História, com datas, grandes personagens e muitos sonhos para cumprir.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

 A Arte da Guerra, de Jean-Luc Fromental e José Louis Bocquet

A Arte da Guerra, de Jean-Luc Fromental e José Louis Bocquet 
Editor: Edições Asa, novembro de 2023

Sinopse:

O novo álbum de Blake e Mortimer não é um álbum tradicional da série, é o volume zero de uma coleção intitulada "Um outro olhar sobre Blake e Mortimer".
Em plena Guerra Fria, Philip Mortimer e Francis Blake aterram em Nova Iorque, onde o Professor Blake irá proferir um discurso em nome do Reino Unido no último dia da Conferência Internacional de Paz na sede da ONU nova sede ao lado do East River. O intento da Conferência é diminuir a tensão entre Oriente e Ocidente que ameaça a paz mundial. O objetivo é digno de louvor, no entanto, esta tarefa será imediatamente relegada na mesma noite em que os homens chegam, quando o FBI prende um homem por danificar o famoso Cippus of Horus, a estrela exposta na arte egípcia Departamento do Museu Metropolitano. 
O lema "PAR HORUS DEM", esculpido numa estrela de pedra de 2.000 anos traz de volta memórias dolorosas para Blake e Mortimer; e quando descobrem que o vândalo não é outro senão o seu arqui-inimigo Coronel Olrik, que perdeu a sua própria memória, e está detido numa casa de repouso, o espanto deles transforma-se em apreensão e uma questão paira no ar: o que é que Olrik estava a fazer na Big Apple?