quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

 O Rapaz do Rio, de Tim Bowler

                                             O Rapaz do Riode Tim Bowler

Editor: Editorial Presença, abril de 2022

Sinopse:

Este livro apresenta uma história tocante, inspiradora e inesquecível. Jess é uma nadadora excelente, que procura um estímulo único para testar a sua resistência. Mas quando o seu querido avô, um artista obstinado, sofre um ataque cardíaco, muda o foco da sua vivência e centraliza toda a sua energia em cuidar dele.
Embora bastante enfraquecido, o avô quer que toda a família vá de férias para a sua terra natal. Lá, Jess encontra um rio que é ideal para nadar, o mesmo que serve de inspiração à pintura mais recente do seu avô, intitulada o Rapaz do Rio. 

À medida que a imagem sombria de um rapaz toma forma na tela, Jess conhece um jovem enigmático que parece ser capaz de nadar tão bem quanto ela.

Será que Jess vai descobrir quem é o rapaz do rio? 
E como vai ultrapassar a perda daquele avô tão querido? 
Como irá descobrir-se a si própria, ela, a nadadora que o rio provoca?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

 Um Menino Chamado Zeca, de José Jorge Letria

Um Menino Chamado Zeca, de José Jorge Letria

Editor: Oficina do Livro, setembro de 2013 

Sinopse:

Nesta obra, o autor, um dos amigos de José Afonso antes do 25 de Abril, conta como foi a vida do homem que escreveu e cantou «Grândola, Vila Morena». Juntamente com outros, José Jorge Letria cantou esta canção com Zeca, pela primeira vez, em Santiago de Compostela. Esta canção, que viria a ser uma das senhas musicais da Revolução, foi também cantada pelo autor e por Zeca Afonso em 29 de Março de 1974, no coliseu dos Recreios.

Um Menino Chamado Zeca é uma história poética sobre um grande músico-poeta, que pode ser lida por todas as pessoas e, se possível, com as suas canções em fundo. 

A importância da obra de Zeca Afonso vai muito além da intervenção política. As canções que escreveu são uma parcela importante da cultura portuguesa do século XX. Tudo isso é dito neste livro, com as palavras do afeto e da poesia partilhada. Porque Zeca continua a cantar para todos nós, como só ele sabe e ouvi-lo, é a melhor homenagem que lhe podemos prestar, hoje e sempre.