sexta-feira, 30 de maio de 2025

 Eu Quero Andar Sem Rodinhas!, de Tobias Giacomazzi

 Eu Quero Andar Sem Rodinhas!, de Tobias Giacomazzi

Editor: Kalandraka, março de 2025

Sinopse:

Heitor até sabe andar de bicicleta, mas só com rodinhas. Porém, não se sente satisfeito consigo próprio pois o que realmente ele queria, era pedalar sem elas, tal como o senhor Renato, que leva o jornal debaixo do braço e mantém o equilíbrio, ou como a Dona Adelaide, que vai carregada com as compras e não cai ...

Mas, Heitor para pedalar sem rodinhas, precisa de grande força de vontade, mas também de alguma ajuda por parte dos vizinhos e amigos!

Um livro que aborda a determinação, a resiliência, interajuda e camaradagem!

segunda-feira, 26 de maio de 2025

 Esperança e Jacinto, de Rita Ferreira

 

Esperança e Jacinto, de Rita Ferreira

Editor: Porto Editora, março de 2025


Sinopse:

O Jacinto foi crescendo nas nossas casas, silencioso e preguiçoso. Muitas vezes, vive na nossa cama, senta-se na nossa mesa e não damos por ele.

Felizmente, a Esperança descobriu-o a tempo de gastar toda a sua energia a ensiná-lo a ser melhor e a fazer com que ele ocupe cada vez menos espaço. Ela contribui para a transformação da sua família, ela é a esperança de que coisas boas se podem realizar no futuro, nem que para isso seja necessário mudar e despedirmo-nos de muitas coisas de que gostávamos.

segunda-feira, 19 de maio de 2025

 A Magia dos Oceanos, de Gabby Dawnay


 A Magia dos Oceanos, de Gabby Dawnay
Editor: Nuvem de Letras, março de 2025

Sinopse:

Este livro apresenta nove histórias sobre a vida nos oceanos, que pode ser lido em voz alta, em apenas cinco minutos!

A poetisa Gabby Dawnay conta curiosidades fantásticas sobre o canto das baleias-de-bossa, a migração das enguias mágicas ou sobre os misteriosos polvos que mudam de forma.

Um livro maravilhoso sobre a vida marinha!

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Borboleta, de Madeleine Pereira 


Borboleta, de Madeleine Pereira
Editor: Edições Asa, março de 2025

Sinopse:

Livro em banda desenhada que aborda a temática da emigração, origens.
Madeleine sente uma necessidade profunda de se reconectar com as suas raízes, mas o pai que chegou a França aos doze anos recusou-se toda a vida a falar do seu país natal, da sua infância sob a ditadura ...

Como não obtém as respostas do pai, Madeleine vê-se obrigada a procurar as respostas noutro lugar. Começa por procurá-las junto aos amigos imigrantes, também portugueses. Assim, da região de Paris a Lisboa, Madeleine vai recolhendo as sus histórias de vida. Aos poucos, consegue traçar a história de Portugal e, através dela, fica a conhecer mais sobre si mesma.

segunda-feira, 5 de maio de 2025

 Gaspar, com os Pés Bem Assentes na Lua, de Rita Taborda Duarte


 Gaspar, com os Pés Bem Assentes na Lua, de Rita Taborda Duarte 

Editor: Editorial Caminho, outubro de 2024 


Sinopse:


Da janela do seu quarto, o Gaspar tinha vista direta para a Lua, mas o rapaz bem sabia os logros que ela escondia sob a luz traiçoeira. A Lua é uma feiticeira perigosa, muito antiga, muito sábia. "Por manhas que só ela conhece, sabe bem como aprisionar a cabeça das crianças deixando-as, aluadas e lunáticas." 

Gaspar não se deixava enganar, pois era um rapaz com os pés bem assentes na Lua! 

Este livro apresenta algumas palavras e expressões e maneiras de falar esquisitas, mas que fazem parte da nossa língua e estão à espera de ser descobertas.