O Dia Em Que Escapámos aos Nazis, de Ivan Sciapeconi
O Dia Em Que Escapámos aos Nazis, de Ivan Sciapeconi
Editorial Presença, janeiro de
2023
Sinopse:
Este livro baseado numa história verídica, é uma narrativa comovente de quarenta crianças e jovens que fogem da Alemanha nazi, conseguem encontrar refúgio em Itália, mas são obrigados a fugir novamente.
Não é mais um livro sobre a Segunda Guerra Mundial, mas sim um testemunho do amor e da generosidade de algumas pessoas, que arriscaram e sacrificaram as suas vidas para ajudarem estas crianças e jovens que perderam a família, a casa, a pátria e encontram-se sós e desemparadas no Mundo. Só assim, é que este grupo consegue ter uma réstia de esperança e escapar ao massacre, sobrevivendo ao terror da guerra.
Este livro conta-nos a história de um grupo dessas crianças e jovens, que, em 1942, chegam a Villa Emma, em Nonantola, perto de Modena (Itália) tendo fugido da Alemanha nazi, com a ajuda de membros da associação Youth Aliah, fundada por Recha Freire (salvaram cerca de 7000 crianças judias).
Em Emma, este grupo passa a ter aulas, faz várias atividades e os mais velhos aprendem ofícios. Naquele local, não têm de estar identificados com estrelas amarelas nos casacos, não há guetos e dormem sem medo, durante a noite.
Mas, no dia 8 de setembro de 1943, as tropas nazis começam a chegar a Nonantola, e o grupo tem de tentar escapar novamente. “Desta vez, não estão sozinhos, têm uma comunidade inteira a ajudá-los. Mas como poderão enganar as tropas de Hitler? De que forma conseguirão fugir? O padre de Nonantola tem um plano, um engenhoso plano, em que toda a aldeia terá de participar”.
O que irá acontecer? Só lendo o livro é que ficará a saber.
Vale bem a pena, pois é uma história que toca o coração, baseada em acontecimentos reais e narrada por uma criança. Emociona o leitor, mas também dá esperança e mostra que todos juntos, conseguimos construir um mundo melhor.
Certamente, vale sempre a pena ler, falar, refletir sobre estes temas que são intemporais: o valor da liberdade, a importância da solidariedade, os perigos da intolerância e do extremismo.
ResponderEliminarUma visão diferente sobre a humanidade ou desumanidade na II Guerra Mundial.
ResponderEliminarEm tempos de tanta desumanidade, uma reflexão sobre um passado recente e os valores que nos devem nortear.
ResponderEliminar