Leal Conselheiro, Dom Duarte
Leal Conselheiro, Dom Duarte,
Editora: Imprensa Nacional - Casa da Moeda
Contextualização:
Entre 1425 e 1438, D. Duarte, o príncipe herdeiro de D. João I, escreveu uma série de textos que viriam a compor a célebre obra Leal Conselheiro. Peça única na cultura europeia do final da Idade Média, a obra foi dedicada a D. Leonor de Aragão, sua mulher.
Sinopse:
O Leal Conselheiro é um tratado moral, um conjunto de textos com intenções pedagógicas sobre temas como a inveja, o ódio, o amor e a esperança ou a arte de bem governar. Em boa parte destes textos, D. Duarte descreve a melancolia, a profunda tristeza de que sofreu, a depressão, o que é uma confissão inaudita para a época e para um rei.
O texto apresenta-se com um tom coloquial, reflexo de situações concretas da existência humana. É um livro do seu tempo e, por isso, fundamental para conhecermos a realidade em que viveu o seu autor e o pensamento de quem sobre ela escreveu.
Depois da morte do rei, a rainha abandonou a corte portuguesa, tendo levado o manuscrito, juntamente com os seus pertences, razão pela qual o manuscrito foi parar à Biblioteca do rei de França nos finais do séc. XV.
Curiosidade:
Mergulhada na mais completa obscuridade durante 400 anos, a obra foi redescoberta no séc. XIX pelo erudito Abade Correia da Serra nas prateleiras menos frequentadas da biblioteca francesa. Encadernado em conjunto com Leal Conselheiro encontrava-se o Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela, também da autoria do rei D. Duarte - um texto que teria sido o primeiro tratado europeu de arte equestre se tivesse sido conhecido à época em que foi produzido.
Mais do que a herança de um rei, D. Duarte deixou-nos uma herança cultural.
Livro da Ensinança de Bem Cavalgar Toda Sela, 1438 (inacabado)
O investigador João Dionísio, professor da Faculdade de Letras, é o autor da introdução à edição digital de Leal Conselheiro a que podemos ter acesso on-line em várias plataformas, em qualquer parte do mundo:
http://books.uc.pt/chapter?chapter=72506 Uma edição digital do Leal Conselheiro de D. Duarte (universidade de Coimbra);
Para saber mais!
Para saber mais sobre este assunto, temos também à nossa disposição um episódio de “Visita Guiada”, em que Paula Moura Pinheiro entrevista o investigador João Dionísio e nos dão a saber mais sobre este livro que atravessou os séculos.
Visita Guiada, Leal Conselheiro, Biblioteca Nacional de França, Paris|Ep. 12, 24 out. 2023 | temporada 13
Sem comentários:
Enviar um comentário
Partilhe connosco a sua opinião!