terça-feira, 28 de maio de 2024

 Imaginei um Mundo Novo (Para Ti), de Paco Ortega


                                             Imaginei um Mundo Novo (Para Ti), de Paco Ortega

        Editor: Jacarandá Editora, janeiro de 2024

Sinopse:

"Imaginei um mundo novo para ti onde possas crescer e ser feliz!"
Pense no mundo de hoje e imagine como ele poderia ser, para que o lugar onde o seu filho cresça esteja cheio de amor. Quando somos pais, queremos o melhor para os nossos filhos - queremos mostrar-lhes a beleza, a felicidade, o amor, o carinho. E queremos conhecer novamente o mundo pelos seus olhos e descobrir como é maravilhoso. Imaginamos com eles um mundo novo, livre de tudo o que fere a alma como a pobreza, a injustiça, a solidão, a fome. Queremos ser livres, e salvar o mundo.

Uma história que nos lembra que tudo o que fazemos tem um sentido e que, se queremos construir algo melhor, podemos começar com algo pequeno.

 Crescer, de Laëtitia Bourget

Crescer, de Laëtitia Bourget
Editor: Orfeu Negro, setembro de 2023
Sinopse:

Este livro celebra a vida em todos os seus ciclos, transformações e aprendizagens, através do olhar e da voz de uma mulher.
“Primeiro, eu não estava aqui. Depois, passei a estar. Eu era frágil como um ramo e tornei-me forte como uma árvore. Aprendi depressa e ensinei devagar. Tornei-me exigente. Recebi muito e dei muito, também. Gostei de mim como era. Fiz parte de um todo”.
Um álbum poético e delicado para falar de amor e mudança com miúdos e graúdos.

A Breve Vida das Flores, de Valérie Perrin

      A Breve Vida das Flores, de Valérie Perrin     

 Editor: Editorial Presença, fevereiro de 2022

Sinopse: 


Romance íntimo, poético e luminoso, protagonizado por uma mulher que já passou por tanto, mas que contra tudo e contra todos, continua a ter compaixão e a tentar trazer um pouco de felicidade a todas as pessoas que passam por aquele cemitério.

Violette Toussaint, a protagonista e narradora de grande parte do livro, é guarda de cemitério numa pequena vila da Borgonha. Pela sua observação, passam vivos e mortos, sendo o romance pautado pelos nomes e datas de nascimento e morte de muita gente. A vida de Violette é preenchida pelas confidências - comoventes, trágicas, cómicas - dos visitantes do cemitério que vão desabafando. Ela possui um diário onde descreve todos os funerais a que assiste e aponta todos os pequenos pormenores, e pelos seus colegas: três coveiros, três agentes funerários e um padre. E os seus dias pareciam ser assim para sempre. Até à chegada do chefe de polícia Julien Seul, que quer deixar as cinzas da mãe na campa de um desconhecido.

A história de amor clandestino da mãe daquele homem afeta de tal forma Violette, que toda a dor que tentou calar vem ao de cima. É tempo de descobrir o responsável pela tragédia que afetou a sua vida.

Atmosférico, tocante e - tantas vezes - hilariante, este é um romance de vida: dos que partiram e vivem em nós, da luz que se pode revelar mesmo na mais plena escuridão. Porque às vezes basta a simplicidade de um gesto, basta a frescura da água-viva para nos devolver ao mundo, a nós mesmos e aos outros.

 Os Avós São as Pessoas Preferidas dos Pássaros, de Raquel Patriarca

Os Avós São as Pessoas Preferidas dos Pássaros, de Raquel Patriarca
Editor: Nuvem de Letras, fevereiro de 2024

Sinopse:

Os avós são pessoas especiais e diferentes de todas as outras que deixam memórias felizes, indestrutíveis, que perduram no pensamento e no coração. Mas onde estará o segredo que os torna assim especiais?

Este é um livro doce e poético que deveria viver, para sempre, dentro de cada pessoa. Não é uma história, mas sim um álbum de recordações que se construiu de memórias. A autora recorda os anos felizes em que foi neta. É uma proposta de viagem, entre nuvens e ternuras, pequenos pormenores e grandes milagres, na descoberta das maravilhas que unem avós e netos.

Rugas e sorrisos, tesouros escondidos em bolsos, arcas ou sótãos, sonho jogo, memória e entendimento, marotice e saudade.

É uma homenagem feliz a todos os avós que conseguem aprender a voar, e a todos os netos e netas que sentem a felicidade desse voo que os acompanhará sempre, na relação ímpar entre avós e netos. Afinal, «os avós são para abraçar e um abraço é uma coisa que se faz com o coração.»

O Rapaz que Ouvia as Estrelas, de Tim Bowler

O Rapaz que Ouvia as Estrelasde Tim Bowler
Editor: Editorial Presença, janeiro de 2024

Sinopse:

Luke é um rapaz de catorze anos que adora música e que tem o dom extraordinário de ouvir a música do universo. Cada ser, cada pessoa, cada árvore, cada pedra entoa a sua melodia própria e única, e Luke sabe ouvi-las. O piano é o instrumento de que mais gosta, e ele é um exímio pianista. 
Mas, um dia, o pai de Luke morre e ele fica triste e desorientado. O vazio e a revolta que o súbito desaparecimento do pai lhe deixou, são difíceis de ultrapassar e acaba por se iniciar numa vida rodeada por más companhias que o levam a juntar-se a um bando de miúdos, na tentativa de sentir que pertence a algum lugar e que tem amigos. Só que para conseguir sobreviver à imensa pressão que o líder do bando delinquente a que se juntou exerce sobre ele, Luke terá de assaltar a mansão de uma velhota rica e trazer de lá uma pequena caixa de música. Aqui começam as surpresas. Luke está disposto a avançar, mas rapidamente se arrepende do ato que cometeu encontrando na música o poder redentor para a salvação. Parece que é a música, mais uma vez a música, que o pode salvar.

Uma história que apresenta momentos emocionantes e aborda a "tristeza", um sentimento que mesmo que abale o ser humano, não tem de durar para sempre.

A Livraria dos Pequenos Milagres, de Mónica Gutiérrez

  A Livraria dos Pequenos Milagres, de Mónica Gutiérrez

Editor: Marcador, janeiro de 2024 

Sinopse:

Alguns lugares são um abrigo nas nossas vidas agitadas e alguns romances têm a capacidade de nos levar a esses lugares.

Agnes Martí é uma jovem arqueóloga de Barcelona que decide mudar-se para Londres em busca de uma oportunidade de trabalho, mas sem êxito. Depois de várias semanas, enquanto dá um passeio, é surpreendida por uma chuva repentina e decide abrigar-se na livraria Moonlight Books. Por acaso, o seu proprietário, Edward Livingstone, está à procura de uma assistente e oferece-lhe o lugar.

A jovem aceita e, a pouco e pouco, vai descobrindo a beleza daquela pequena livraria. Até que, um dia, um dos seus livros mais preciosos e antigos desaparece. É então que o inspetor da polícia John Lockewood entra em cena para se encarregar da investigação e revolucionar a tranquila vida de Agnes.

Um história para todos os que já sentiram que a literatura os salvou.

terça-feira, 7 de maio de 2024

Deuses e Heróis da Mitologia Grega, de Ana María Shua

          Deuses e Heróis da Mitologia Grega, de Ana María Shua
             Editor: Fábula, fevereiro de 2024             

Sinopse:

Uma introdução à mitologia grega que apresenta os episódios mais empolgantes e o perfil dos principais deuses e deusas.

Os mitos gregos continuam a sobreviver ao passar do tempo. Em várias épocas, serviram de incentivo para pensadores e artistas, e ainda hoje encantam as novas gerações.

Nesta obra, a autora leva-nos à descoberta de alguns dos mitos gregos mais conhecidos e apresenta um conjunto de heróis com virtudes extraordinárias e perfis de simples mortais — virtuosos, vingativos, humildes, cruéis, justos, dissimulados, fracos, corajosos.

Mais do que todo-poderosos, estes apresentam -se como personagens defetíveis que lutam, embora nem sempre saiam vencedores, e que arrojam, nem sempre chegando aos seus fins. Mas de todos se pode extrair um ensinamento para a vida terrena.

O Rapaz dos Jornais, de Vince Vawter


O Rapaz dos Jornais, de Vince Vawter
Editor: Fábula, janeiro de 2024
Sinopse:

Numa sociedade em transformação, dividida pela segregação racial, esta obra contada na primeira pessoa e baseada numa história real, aborda o fim da infância e o início da adolescência de um rapaz com perturbações na fala que descobre o poder das palavras, transformando assim, a narrativa numa aventura muito pessoal.

Decorre no ano de 1959, em Memphis nos Estados Unidos da América. O mundo abre-se para o protagonista, Victor de 11 anos, quando durante o verão, aceita efetuar a entrega de jornais, porta a porta, em substituição de um amigo.

Esta tarefa é particularmente difícil para alguém que tem vergonha da sua gaguez, que não passa despercebida aos outros e que não consegue esconder. Para alguém tão jovem, esta particularidade impede-o de falar, sem receio, com adultos desconhecidos e sofre em silêncio.

Estes, na maioria das vezes, demonstram não saber como lidar com a situação, ignoram, fingem ou apressam o discurso, transmitindo embaraço ou sem tempo para escutar as palavras que demoram a ser proferidas. Mas, o Homenzinho, como é carinhosamente chamado pela sua ama negra, arranjou vários truques para ocultar ou contornar as suas dificuldades de expressão e a perspetiva de ganhar algum dinheiro agrada-lhe.

À medida que as semanas avançam e através da interação com aqueles a quem entrega o jornal diário e outras personagens, como a sua adorada ama, os pais, os amigos, os colegas do basebol, o Homenzinho irá atravessar um verão com sobressaltos, que vão obrigá-lo a crescer como pessoa.

Ao ser confrontado com novas experiências, risco de vida e revelações inesperadas, o rapaz descobre mais sobre si e sobre o mundo do que poderia imaginar.
Um livro particularmente tocante, emocionante e inspirador sobre a importância do amor, da esperança e da coragem para ultrapassar as adversidades da vida.