terça-feira, 3 de dezembro de 2024

 Martim, de Alaine Agirre

Martimde Alaine Agirre 
Editor: Fábula, maio de 2023

Sinopse:

Esta obra aborda a situação das crianças "diferentes", com necessidades educativas especiais. A autora exalta a amizade e fomenta a aceitação da diferença, dando uma lição de respeito e acolhimento daqueles que têm problemas em incluir-se qualquer que seja a sua dificuldade ou necessidade especial.
O Martim é um menino especial, sobretudo para a sua melhor amiga, que o vê como ninguém e dá valor a tudo o que o torna diferente de toda a gente. Martim sabe de cor a ementa do mês da cantina da escola, mas engana-se a fazer contas. Gosta de abraços, mas não que lhe toquem. 
Gosta de bicharocos, mas para os guardar no bolso. Um dia, a melhor amiga deixa de o ver na escola e não sossega até perceber onde ele está. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

 A Canção da Árvore, de Coralie Bickford-Smith

A Canção da Árvore, de Coralie Bickford-Smith
Editor: Relógio D'Água, janeiro de 2024 

Sinopse:

Este livro fala da importância do abrigo, da busca universal pelo sentimento de pertença e do seu poder de incentivar a confiança e a tolerância, sublinhando a importância da comunidade, da amizade e do mundo natural.

A autora leva-nos a uma jornada lírica e encantadora com a Ave e os seus amigos animais.

Quando chega a estação seca, um bando de aves aloja-se numa grandiosa árvore, no coração da floresta. Entre elas está a Ave. Aquela árvore é a sua casa. Na altura da despedida, no entanto, a Ave não está disposta a abandoná-la.

Explorando florestas vibrantes e céus encantadores, seguimos o voo da Ave, aprendemos a história da imponente árvore e o que acontecerá quando chegar a hora das aves partirem.

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

 Benjamin e o Dragão Branco, de Luís M. Branco

Benjamin e o Dragão Brancode Luís M. Branco
Editor: Cultura Editora, outubro de 2023

Sinopse:

Na região onde vivia Benjamin Dessel, nunca ninguém tinha sido aprovado na prova, que consistia num assustador desafio que todos os jovens de doze anos tinham de defrontar, para perceberem se estavam destinados a ligar-se a uma das fantásticas criaturas: os fantásticos dragões!
Benjamin, um rapaz que julgava que não tinha nada de especial, achava impossível ser escolhido por um ovo de dragão. Mas aconteceu, e logo pelo ovo branco, o único. 
A imprevista regalia vai forçar o rapaz a fazer escolhas, empurrá-lo para perigos, obrigá-lo a vencer os Desafios do Dragão e a dominar poderes, as semelhanças, para se ligar, decididamente, ao novo companheiro, Togo. Forças misteriosas e negras, porém, sentindo-se ameaçadas, vão tentar impedir a todo o custo essa ligação.
Será que vai superar os desafios com sucesso?

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Os Swifts – Um dicionário de malandros, de Beth Lincoln

Os Swifts – Um dicionário de malandros, de Beth Lincoln

Editor: Nuvem de Letras, junho de 2023

Sinopse:

Este é um livro de mistério e suspense, repleto de jogos de palavras e muitas travessuras. Uma história sobre a linguagem e o poder das palavras, identidade e expetativas dos pais, sobre mistério e assassinato.

Todos conhecem o poder das palavras. Só que, na família Swift, tudo toma uma outra dimensão…

No dia em que nasce, cada membro da extravagante família Swift é levado perante o sagrado Dicionário da Família. Nessa altura, recebe um nome e uma definição, e espera-se que, quando crescer, corresponda a essa descrição. Tropelia Swift não é exceção: tal como o seu nome indica, está sempre pronta para arranjar problemas. Tropelia tem andado ocupada a preparar-se para a Reunião da Família Swift, liderada pela matriarca, a temível Tia Schadenfreude.

Quando os membros da família começam a chegar, Tropelia presencia o surgimento de despiques antigos — até que um crime terrível é cometido! Ninguém se acusa e todos são suspeitos. É então que Tropelia toma sobre si o papel de detetive, decidida a seguir as pistas para apanhar o assassino. Conseguirá ela resolver o mistério, salvar a sua família e livrar-se do estigma do seu nome? 

terça-feira, 28 de maio de 2024

 Imaginei um Mundo Novo (Para Ti), de Paco Ortega


                                             Imaginei um Mundo Novo (Para Ti), de Paco Ortega

        Editor: Jacarandá Editora, janeiro de 2024

Sinopse:

"Imaginei um mundo novo para ti onde possas crescer e ser feliz!"
Pense no mundo de hoje e imagine como ele poderia ser, para que o lugar onde o seu filho cresça esteja cheio de amor. Quando somos pais, queremos o melhor para os nossos filhos - queremos mostrar-lhes a beleza, a felicidade, o amor, o carinho. E queremos conhecer novamente o mundo pelos seus olhos e descobrir como é maravilhoso. Imaginamos com eles um mundo novo, livre de tudo o que fere a alma como a pobreza, a injustiça, a solidão, a fome. Queremos ser livres, e salvar o mundo.

Uma história que nos lembra que tudo o que fazemos tem um sentido e que, se queremos construir algo melhor, podemos começar com algo pequeno.

 Crescer, de Laëtitia Bourget

Crescer, de Laëtitia Bourget
Editor: Orfeu Negro, setembro de 2023
Sinopse:

Este livro celebra a vida em todos os seus ciclos, transformações e aprendizagens, através do olhar e da voz de uma mulher.
“Primeiro, eu não estava aqui. Depois, passei a estar. Eu era frágil como um ramo e tornei-me forte como uma árvore. Aprendi depressa e ensinei devagar. Tornei-me exigente. Recebi muito e dei muito, também. Gostei de mim como era. Fiz parte de um todo”.
Um álbum poético e delicado para falar de amor e mudança com miúdos e graúdos.

A Breve Vida das Flores, de Valérie Perrin

      A Breve Vida das Flores, de Valérie Perrin     

 Editor: Editorial Presença, fevereiro de 2022

Sinopse: 


Romance íntimo, poético e luminoso, protagonizado por uma mulher que já passou por tanto, mas que contra tudo e contra todos, continua a ter compaixão e a tentar trazer um pouco de felicidade a todas as pessoas que passam por aquele cemitério.

Violette Toussaint, a protagonista e narradora de grande parte do livro, é guarda de cemitério numa pequena vila da Borgonha. Pela sua observação, passam vivos e mortos, sendo o romance pautado pelos nomes e datas de nascimento e morte de muita gente. A vida de Violette é preenchida pelas confidências - comoventes, trágicas, cómicas - dos visitantes do cemitério que vão desabafando. Ela possui um diário onde descreve todos os funerais a que assiste e aponta todos os pequenos pormenores, e pelos seus colegas: três coveiros, três agentes funerários e um padre. E os seus dias pareciam ser assim para sempre. Até à chegada do chefe de polícia Julien Seul, que quer deixar as cinzas da mãe na campa de um desconhecido.

A história de amor clandestino da mãe daquele homem afeta de tal forma Violette, que toda a dor que tentou calar vem ao de cima. É tempo de descobrir o responsável pela tragédia que afetou a sua vida.

Atmosférico, tocante e - tantas vezes - hilariante, este é um romance de vida: dos que partiram e vivem em nós, da luz que se pode revelar mesmo na mais plena escuridão. Porque às vezes basta a simplicidade de um gesto, basta a frescura da água-viva para nos devolver ao mundo, a nós mesmos e aos outros.

 Os Avós São as Pessoas Preferidas dos Pássaros, de Raquel Patriarca

Os Avós São as Pessoas Preferidas dos Pássaros, de Raquel Patriarca
Editor: Nuvem de Letras, fevereiro de 2024

Sinopse:

Os avós são pessoas especiais e diferentes de todas as outras que deixam memórias felizes, indestrutíveis, que perduram no pensamento e no coração. Mas onde estará o segredo que os torna assim especiais?

Este é um livro doce e poético que deveria viver, para sempre, dentro de cada pessoa. Não é uma história, mas sim um álbum de recordações que se construiu de memórias. A autora recorda os anos felizes em que foi neta. É uma proposta de viagem, entre nuvens e ternuras, pequenos pormenores e grandes milagres, na descoberta das maravilhas que unem avós e netos.

Rugas e sorrisos, tesouros escondidos em bolsos, arcas ou sótãos, sonho jogo, memória e entendimento, marotice e saudade.

É uma homenagem feliz a todos os avós que conseguem aprender a voar, e a todos os netos e netas que sentem a felicidade desse voo que os acompanhará sempre, na relação ímpar entre avós e netos. Afinal, «os avós são para abraçar e um abraço é uma coisa que se faz com o coração.»

O Rapaz que Ouvia as Estrelas, de Tim Bowler

O Rapaz que Ouvia as Estrelasde Tim Bowler
Editor: Editorial Presença, janeiro de 2024

Sinopse:

Luke é um rapaz de catorze anos que adora música e que tem o dom extraordinário de ouvir a música do universo. Cada ser, cada pessoa, cada árvore, cada pedra entoa a sua melodia própria e única, e Luke sabe ouvi-las. O piano é o instrumento de que mais gosta, e ele é um exímio pianista. 
Mas, um dia, o pai de Luke morre e ele fica triste e desorientado. O vazio e a revolta que o súbito desaparecimento do pai lhe deixou, são difíceis de ultrapassar e acaba por se iniciar numa vida rodeada por más companhias que o levam a juntar-se a um bando de miúdos, na tentativa de sentir que pertence a algum lugar e que tem amigos. Só que para conseguir sobreviver à imensa pressão que o líder do bando delinquente a que se juntou exerce sobre ele, Luke terá de assaltar a mansão de uma velhota rica e trazer de lá uma pequena caixa de música. Aqui começam as surpresas. Luke está disposto a avançar, mas rapidamente se arrepende do ato que cometeu encontrando na música o poder redentor para a salvação. Parece que é a música, mais uma vez a música, que o pode salvar.

Uma história que apresenta momentos emocionantes e aborda a "tristeza", um sentimento que mesmo que abale o ser humano, não tem de durar para sempre.

A Livraria dos Pequenos Milagres, de Mónica Gutiérrez

  A Livraria dos Pequenos Milagres, de Mónica Gutiérrez

Editor: Marcador, janeiro de 2024 

Sinopse:

Alguns lugares são um abrigo nas nossas vidas agitadas e alguns romances têm a capacidade de nos levar a esses lugares.

Agnes Martí é uma jovem arqueóloga de Barcelona que decide mudar-se para Londres em busca de uma oportunidade de trabalho, mas sem êxito. Depois de várias semanas, enquanto dá um passeio, é surpreendida por uma chuva repentina e decide abrigar-se na livraria Moonlight Books. Por acaso, o seu proprietário, Edward Livingstone, está à procura de uma assistente e oferece-lhe o lugar.

A jovem aceita e, a pouco e pouco, vai descobrindo a beleza daquela pequena livraria. Até que, um dia, um dos seus livros mais preciosos e antigos desaparece. É então que o inspetor da polícia John Lockewood entra em cena para se encarregar da investigação e revolucionar a tranquila vida de Agnes.

Um história para todos os que já sentiram que a literatura os salvou.

terça-feira, 7 de maio de 2024

Deuses e Heróis da Mitologia Grega, de Ana María Shua

          Deuses e Heróis da Mitologia Grega, de Ana María Shua
             Editor: Fábula, fevereiro de 2024             

Sinopse:

Uma introdução à mitologia grega que apresenta os episódios mais empolgantes e o perfil dos principais deuses e deusas.

Os mitos gregos continuam a sobreviver ao passar do tempo. Em várias épocas, serviram de incentivo para pensadores e artistas, e ainda hoje encantam as novas gerações.

Nesta obra, a autora leva-nos à descoberta de alguns dos mitos gregos mais conhecidos e apresenta um conjunto de heróis com virtudes extraordinárias e perfis de simples mortais — virtuosos, vingativos, humildes, cruéis, justos, dissimulados, fracos, corajosos.

Mais do que todo-poderosos, estes apresentam -se como personagens defetíveis que lutam, embora nem sempre saiam vencedores, e que arrojam, nem sempre chegando aos seus fins. Mas de todos se pode extrair um ensinamento para a vida terrena.

O Rapaz dos Jornais, de Vince Vawter


O Rapaz dos Jornais, de Vince Vawter
Editor: Fábula, janeiro de 2024
Sinopse:

Numa sociedade em transformação, dividida pela segregação racial, esta obra contada na primeira pessoa e baseada numa história real, aborda o fim da infância e o início da adolescência de um rapaz com perturbações na fala que descobre o poder das palavras, transformando assim, a narrativa numa aventura muito pessoal.

Decorre no ano de 1959, em Memphis nos Estados Unidos da América. O mundo abre-se para o protagonista, Victor de 11 anos, quando durante o verão, aceita efetuar a entrega de jornais, porta a porta, em substituição de um amigo.

Esta tarefa é particularmente difícil para alguém que tem vergonha da sua gaguez, que não passa despercebida aos outros e que não consegue esconder. Para alguém tão jovem, esta particularidade impede-o de falar, sem receio, com adultos desconhecidos e sofre em silêncio.

Estes, na maioria das vezes, demonstram não saber como lidar com a situação, ignoram, fingem ou apressam o discurso, transmitindo embaraço ou sem tempo para escutar as palavras que demoram a ser proferidas. Mas, o Homenzinho, como é carinhosamente chamado pela sua ama negra, arranjou vários truques para ocultar ou contornar as suas dificuldades de expressão e a perspetiva de ganhar algum dinheiro agrada-lhe.

À medida que as semanas avançam e através da interação com aqueles a quem entrega o jornal diário e outras personagens, como a sua adorada ama, os pais, os amigos, os colegas do basebol, o Homenzinho irá atravessar um verão com sobressaltos, que vão obrigá-lo a crescer como pessoa.

Ao ser confrontado com novas experiências, risco de vida e revelações inesperadas, o rapaz descobre mais sobre si e sobre o mundo do que poderia imaginar.
Um livro particularmente tocante, emocionante e inspirador sobre a importância do amor, da esperança e da coragem para ultrapassar as adversidades da vida.