A Breve Vida das Flores, de Valérie Perrin
A Breve Vida das Flores, de Valérie Perrin
Editor: Editorial Presença, fevereiro de 2022
Sinopse:
Romance íntimo, poético e luminoso, protagonizado por uma mulher que já passou por tanto, mas que contra tudo e contra todos, continua a ter compaixão e a tentar trazer um pouco de felicidade a todas as pessoas que passam por aquele cemitério.
Violette Toussaint, a protagonista e narradora de grande parte do livro, é guarda de cemitério numa pequena vila da Borgonha. Pela sua observação, passam vivos e mortos, sendo o romance pautado pelos nomes e datas de nascimento e morte de muita gente. A vida de Violette é preenchida pelas confidências - comoventes, trágicas, cómicas - dos visitantes do cemitério que vão desabafando. Ela possui um diário onde descreve todos os funerais a que assiste e aponta todos os pequenos pormenores, e pelos seus colegas: três coveiros, três agentes funerários e um padre. E os seus dias pareciam ser assim para sempre. Até à chegada do chefe de polícia Julien Seul, que quer deixar as cinzas da mãe na campa de um desconhecido.
A história de amor clandestino da mãe daquele homem afeta de tal forma Violette, que toda a dor que tentou calar vem ao de cima. É tempo de descobrir o responsável pela tragédia que afetou a sua vida.
Atmosférico, tocante e - tantas vezes - hilariante, este é um romance de vida: dos que partiram e vivem em nós, da luz que se pode revelar mesmo na mais plena escuridão. Porque às vezes basta a simplicidade de um gesto, basta a frescura da água-viva para nos devolver ao mundo, a nós mesmos e aos outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Partilhe connosco a sua opinião!