quinta-feira, 7 de abril de 2022

História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, de Luís Sepúlveda 

História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, de Luís Sepúlveda

Porto Editora, 2016

(Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a Educação para a Cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade)

Sinopse:

O livro nasceu da curiosidade do neto do autor, Daniel que lhe perguntou:

"- Porque é tão lento o caracol?"

A partir desse momento, o autor prometeu-lhe uma resposta e escreveu esta fantástica história.

Num prado, chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, vive uma colónia de caracóis. Nunca nenhum se aventurou a sair do prado, a conhecer os seus limites, nem a ver a estrada de asfalto. Estão habituados a chamar uns aos outros simplesmente "caracol" e vivem conformados com um estilo de vida lento, silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais.

Mas entre o grupo, existe um corajoso caracol, que acha injusto não ter um nome e que quer conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação e indiferença dos seus companheiros embarca numa destemida viagem. Encontra uma coruja qe lhe diz que é lento, porque carrega um grande peso. O caracol não se convence e retoma a sua lenta viagem e encontra uma tartaruga, que lhe dá as respostas certas que lhe faltavam. A tartaruga conta-lhe que já tinha vivido com os humanos que o tinham batizado de "Memória" e então resolve batizar o caracol com o nome "Rebelde". A tartaruga leva-o a conhecer o extremo do prado e informa-o que os humanos irão destruir o calicanto. Muito preocupado, "Rebelde" volta para junto dos seus amigos caracóis e avisa-os do grande perigo que se aproxima. Muitos não acreditam e os mais novos seguem-no. Quando repara, vê que tem toda a colónia atrás de si e sente um grande sentido de responsabilidade.

Será que o calicanto ficará destruído e "Rebelde" encontrará um local acolhedor para os caracóis?

A coruja e a tartaruga guiam-no na compreensão  do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e ajudam-no a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade.

O Caracol "Rebelde" ensina a importância da persistência e da paciência. Apesar de, em certas situações, ter medo, segue em frente e não desiste. Fazer perguntas e procurar o sentido da existência, fez o caracol encontrar-se consigo mesmo!

Luís Sepúlveda constrói uma bela fábula sobre o sentido da existência e demonstra-nos, que temos sempre a possibilidade de transformar as nossas aparentes fraquezas em forças, e que mesmo aquelas características que possamos encarar como menos positivas na nossa personalidade, podem ser aproveitadas nas situações mais desafiantes.

1 comentário:

  1. Esta fábula mostra a importância de sermos persistentes e acreditarmos nos nossos valores para atingirmos os nossos objetivos.

    ResponderEliminar

Partilhe connosco a sua opinião!