O Caçador de elefantes invisíveis, de Mia Couto
Sinopse:
O Caçador de elefantes invisíveis é a mais recente recolha de contos de Mia Couto e é também o título de um dos contos antologiados.
São histórias de gente comum, personagens anónimas que o autor traz para a ribalta dando-lhes nome e luz, salientando a relevância da forma como pensam e sobrevivem.
Gente que resiste à brutalidade do Homem e reinventa a dignidade, sendo impressionante a capacidade que Mia Couto tem em transformar episódios de dor e de sofrimento em relatos inspiradores, dominados pela resistência e a superação da adversidade.
Nesta obra estão reunidos mais de vinte contos, revistos e aumentados, depois de terem sido publicados, nos últimos dois anos, na revista Visão, oferecem-nos um retrato expressivo de Moçambique, num olhar diferenciado sobre a atualidade vista com os olhos da ficção, a imaginação, mas sem esquecer a realidade.
Há em cada conto de Mia Couto um encontro de dois mundos, que em Moçambique, como em muitos outros países, estão constantemente em confronto. O mundo da cidade e o do campo, da modernidade e da tradição, da paz e da guerra, do português e das línguas locais.
O estilo é sóbrio e preciso e os temas são vários, como diversificada e vincada tem sido a mensagem de Mia Couto no retrato que faz da mulher na sociedade moçambicana, das várias formas de violência exercida sobre a mesma, dos traumas da guerra e do sonho, esse infindável reservatório da vida.
Mia Couto, no seu melhor!
ResponderEliminarÉ sempre um prazer ler e reler Mia Couto e encontrar na sua voz as vozes de Moçambique.
ResponderEliminarÉ sempre um prazer ler Mia Couto.
ResponderEliminar