A Intuição da Ilha-Os dias de José Saramago em Lanzarote, de Pilar del Río
A Intuição da Ilha-Os dias de José Saramago em Lanzarote, de Pilar del Río
Editor: Porto Editora, agosto de 2022
Sinopse:
A obra A Intuição da Ilha-Os dias de José Saramago em Lanzarote, é um registo da vivência de José Saramago em Tías, no sul da ilha de Lanzarote, onde o escritor passou o seu último ciclo de vida, de 1992 até 2010, em simbiose com Pilar del Río, que conhecera seis anos antes. Esta narrativa é uma forma de compartilhar com os leitores acontecimentos singulares vividos n’A Casa e de contar como era a vida de José Saramago enquanto escrevia as suas obras: os passeios pela ilha vulcânica; as ideias que davam origem aos romances; a convivência com os seus cães; os encontros na ilha com amigos; as experiências que trazia das viagens realizadas e as amizades entretanto nascidas.
O objetivo é dar a conhecer o ambiente d’A Casa que se estabeleceu como lugar de encontro e conversa, de abrigo e alegria, de esclarecimento e amizade, de consciência, participação e solidariedade. A narrativa destes encontros, valores, da literatura e dos afetos, da vida quotidiana, foi escrita por quem partilhou a vida com Saramago, Pilar del Rio, que atualmente preside à Fundação que tem o nome do famoso escritor.
Podemos afirmar que constitui um tributo execional a um dos autores mais celebrados da língua portuguesa.
Ninguém melhor do que Pilar Del Rio, para retratar a vida e a intimidade desse grande e incontornável nome da nossa literatura, José Saramago.
ResponderEliminar