quarta-feira, 5 de abril de 2023

Nem é preciso voz, de Armando Quintero e Marco Somá

Nem é preciso voz, Armando Quintero e Marco Somá
Editor: QQQ Editora, janeiro 2022
Sinopse:
Todos os animais têm a sua voz. Com ela podem demonstrar afeto e dizer coisas bonitas. O cão ladra. E os cachorros respondem. O gato mia. E os gatinhos… também! A galinha cacareja. Os pintos piam. O pássaro canta. Os passarinhos… também! A vaca muge. Os bezerros respondem. A ovelha bale. Os cordeiros… também! O cavalo relincha. Os potros respondem. O lobo uiva. Os lobinhos… também! O tigre ruge. Os tigrinhos respondem. O elefante berra. Os elefantes pequenos… também! E a girafa?
A girafa não tem voz. E a girafa pequena, ainda menos! Porém, tem um pescoço muito comprido…. Tão comprido que, com ele, pode acariciar a sua cria. Mãe e filha não têm voz, mas adotam outro método: as carícias. A pequena girafa gostou tanto das carícias da mamã que partilha com os outros animais esta forma de transmitir sentimentos e emoções. Desde então, todos os animais sabem que não é preciso voz para dizer o quanto te amo, para transmitir carinho ou dizer coisas bonitas. 
Não há dúvida acerca da importância das girafas nesta história. Todos os
animais têm sons para se chamarem e dizerem que se amam, menos as girafas, que são mudas. Como fazem então? Abraçam-se. É a sua forma de expressar o amor que sentem. E mostram isso aos outros seres.
Por vezes não precisamos de falar para dizer o que sentimos. E que bom que é receber um abraço, por vezes precisamos tanto disso!
O contacto físico, como demonstração de afeto, é imprescindível para o desenvolvimento emocional dos pequenos: dá-lhes segurança, favorece a sua autoestima e melhora a confiança em si mesmos e também nos outros. 

1 comentário:

  1. No tempo atual, em que andamos sempre a correr, stressados em cumprir todas as solicitações do dia a dia, às vezes, esquecemo-nos de demonstrar afeto. E é tão fácil! Basta uma palavra meiga, um elogio, um gesto amável, ser delicado, uma ajuda, em "saber ouvir o outro", um abraço que nos faz tão bem ao coração e aconchega a alma. O título do livro diz tudo "Nem é preciso voz"!

    ResponderEliminar

Partilhe connosco a sua opinião!