segunda-feira, 9 de novembro de 2020

"O meu avô tem uma borracha na cabeça”, de Rui Zink

“O meu avô tem uma borracha na cabeça”, de Rui Zink,

Porto Editora, 2020

 Sinopse:

O que fazer quando alguém de quem gostamos nos começa a esquecer?

Durante anos, Rui Zink teve de lidar de perto com a perda de memória e capacidades por parte de um familiar próximo - culpa da doença de Alzheimer, que, em Portugal, afeta quase duzentas mil pessoas e as suas famílias.

Inspirado nesta experiência tão marcante na sua vida, Rui Zink escreveu este livro que aborda uma história sobre afetos e recordações que guardamos para sempre. Na construção do livro, o autor contou com a colaboração da ilustradora Paula Delecave, que, através de trabalho de colagens, ilustra de forma muito original o texto do autor.

É uma proposta para os mais novos, humorada e poética, mas que chega a todas as idades. Um livro que de forma elegante e esperançosa, nos ensina a lidar com a perda. A história da amizade entre um avô que lentamente vai perdendo as memórias e o neto inventor que se dedica a descobrir uma cura.

Se o avô tem uma borracha na cabeça, um dos “remédios” pode ser … agarrar num lápis e recriar os momentos bons da vida com recurso à única ferramenta capaz de o fazer…O amor!

Nas palavras do autor: “esta pessoa a quem quero muito já nem sempre se lembra de mim, mas eu ainda me lembro dela”.

O Avô tem uma Borracha na Cabeça é um elogio ao amor entre netos e avós e um exemplo de que a ficção é um veículo de excelência para compreender a realidade.

1 comentário:

  1. E quando os netos se juntam e decidem pregar uma partida aos avós. Eu já vi a minha prenda de Natal. A Rita não resistiu! A culpada fui minha que partilhei este Fórum de Leituras, com o neto mais velho!

    ResponderEliminar

Partilhe connosco a sua opinião!