sábado, 3 de abril de 2021

“Os Três Casamentos de Camila S.”, de Rosa Lobato Faria 

 
“Os Três Casamentos de Camila S.”, de Rosa Lobato Faria, BIS - Editora Leya

Sinopse:

“Mantive um diário até tarde, era moda no meu tempo, escrevi ali muitos factos, muitos pensamentos secretos, alguns sonhos proibidos, mas nem só de realidade se faz uma vida, acho que disto tudo, bem concertado, pode nascer um livro.” 

Aos noventa anos de vida, Camilla decide percorrer os seus diários e contar as suas memórias. A sua história é a de uma mulher que, ainda que às vezes de longe, viu o tempo e os atos mudarem o mundo. É também a história dos seus três casamentos e do seu único amor. A vida de Camilla é feita de iguais medidas de alegria e desespero. A sua memória é a de uma jornada de crescimento, desde a inocente casada demasiado cedo à mulher que amou e sofreu e viveu uma vida completa. E a voz de Camilla é fascinante, tal como o é o percurso da sua vida.

É a autobiografia de uma velha senhora que aos noventa anos decide contar a sua vida, incluindo o que ela possa ter de inconfessável. Desde os ambientes à narrativa (que atravessa quase um século de história) estamos perante um livro adequadamente romântico.

“Não é a azálea de hoje que me enfeitiça as lembranças, mas a de há oito décadas, e não encontro, dentro de mim, diferença entre essa louca de quinze anos e o meu moribundo coração.” 

2 comentários:

  1. Quem é que nunca teve um diário?! Um ótimo livro de leitura cativante e fácil!!!

    ResponderEliminar
  2. Que livro magnífico! Adorei! Recomendo vivamente a leitura.

    ResponderEliminar

Partilhe connosco a sua opinião!