quarta-feira, 5 de abril de 2023

A Fada das Multiplicações, de João Pedro Mésseder

A Fada das Multiplicações, de João Pedro Mésseder
Editor: Editorial Caminho, setembro de 2022
Sinopse:
Esta obra é um elogio à escola e aos professores. 
O que começou por ser um conto escrito para a RTP2 transformou-se num livro colorido, vibrante, afetuoso, muito interessante e divertido.
Bem-vindos à Escola dos Jacarandás. É onde tudo se passa. Nesta escola, estudam meninas e meninos de todas as cores e de diferentes origens. Mas são iguais numa coisa: todos gostam de brincar e de aprender, e, a meio da manhã, têm todos muito apetite. Nem todos os meninos chegam com o pequeno-almoço tomado. Dizem que nesta escola também há uma fada. Mas… será mesmo uma fada? Uma "estrela" da multiplicação?
Por ali, escuta-se muitas vezes “obrigado”, “desculpa”, “por favor” e “bom dia”. Até parece uma escola perfeita, mas, como todas, esconde alguns problemas. E não são todos de Aritmética ou de Matemática, embora ali se ajude a aprender a multiplicar até os pães… com queijo. Isto porque uma professora dedicada e atenta trata todos por igual. Não ensina apenas a tabuada de multiplicar, mas a generosa atitude de dividir.
Este conto foi pensado a partir da poesia que, para o autor, existe e sempre existiu na tabuada; das ideias de gentileza, de simpatia, de generosidade e de cooperação fraterna. A ideia de educar atentando nas motivações, respeitando os valores generosos que a escola pode transmitir como: inclusão, paz, cooperação, diálogo, entreajuda, simpatia e gentileza; respeitando a individualidade e a condição de criança, a natureza lúdica que lhe é própria. E respeitando também professores e professoras, o devotado e admirável trabalho que todos os dias fazem na escola pelos seus alunos, pela comunidade, e que é um pilar insubstituível da sociedade.
O jacarandá é como se fosse a figuração arbórea da professora Inês, personagem do livro; é um símbolo de proteção e duma alegria de que nunca devemos desistir: na escola, na sociedade, na vida.
É um livro multicultural, terno, expressivo e educativo, mas também divertido.

2 comentários:

  1. É cada vez mais importante valorizar a escola e o trabalho dos professores!

    ResponderEliminar
  2. Como é reconfortante receber comentários como este, que preza e considera que a escola é fundamental, assim como o trabalho dos professores. Existindo esta conexão, a escola é parte integrante da vida da criança e dos jovens e atua como complemento na educação que os alunos recebem em casa. Só assim, vai para além do currículo pedagógico, forma cidadãos críticos e autónomos.

    ResponderEliminar

Partilhe connosco a sua opinião!