quinta-feira, 29 de junho de 2023

 Eu Podia Ter Feito Isto!, de Gary Panton e Jocelyn Norbury



Eu Podia Ter Feito Isto!, de Gary Panton e Jocelyn Norbury
Editor Lilliput, março de 2023

Sinopse: 
Quantas vezes já olhaste para uma obra de arte moderna e pensaste «Eu podia ter feito isto!». 
Várias vezes, temos a certeza!
Este livro é uma oportunidade de mostrar que também consegues criar a tua própria obra-prima. 
Apresenta vinte e sete projetos de arte, cada um deles inspirado numa obra famosa. Desde as obras excêntricas e abstratas de Kandinsky a uma magnífica impressão de Warhol, vais aprender um pouco sobre cada um dos artistas escolhidos. 
É um livro cheio de ideias simples para realizares obras semelhantes às de alguns artistas famosos. Para isso, é só seguires as orientações indicadas sobre o processo criativo e vais ficar admirado e orgulhoso com o trabalho que conseguiste criar. 
Afinal, a arte está em cada um de nós!

8 comentários:

  1. Acho que vou experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale bem a pena experimentar! É só seguir as orientações sobre o processo criativo que são claras e fáceis. O resultado final vai surpreender. Afinal, todos temos de um sentido estético e somos criativos.

      Eliminar
  2. Ui tantas vezes... e depois confesso que me sinto um pouco cobarde porque não ousei...😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toca a "arriscar"! Este ano letivo, enquanto professora bibliotecária, frequentei a Oficina de "Artes Plásticas" (dinamizada pelas ilustradoras Danuta Wojciechowska e Joana Paz), no âmbito do Projeto "O Museu Aqui e Agora e o Futuro que Lá Mora" e valeu bem a pena! Na primeira sessão, senti-me apavorada, sem "jeitinho nenhum", envergonhada e passei toda a sessão a dizer "Eu não consigo ... vai sair uma porcaria ...". As ilustradoras começaram logo por dizer que esse "bloqueio" é a primeira reação, muito comum nos adultos e nos alunos. Desmitificaram essa forma de pensar, ao afirmarem: "Na expressão artística não existe o bonito e o feio. A arte é uma forma do ser humano expressar as suas emoções, logo não há uma única forma de “ver” o feio e o belo, pois cada um vê o mundo da sua maneira ...". Tenho de reconhecer que ao longo das sessões "libertei-me" do receio de ser "julgada", comecei a sentir prazer e até fiquei orgulhosa dos trabalhos que realizei. Não ouse "comunicar" artisticamente!

      Eliminar
  3. Excelente livro! Ficamos a conhecer o artista e cheios de vontade de copiar os seus traços. Inspirador!

    ResponderEliminar
  4. Talvez o livro desperte em mim a vontade de aprender e fazer. Quem sabe se não terei em mim um Kandinsky ou um Picasso adormecido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem já sente essa vontade, tem de certeza! Citando Auguste Rodin, “Dentro de você há um artista que você não conhece."

      Eliminar

Partilhe connosco a sua opinião!